sexta-feira, 21 de novembro de 2008

10ª semana – A visita à Fragata D. Fernando II e Glória e o blogue da Mariana

Esta semana foi marcada pela ida a Cacilhas, visitar a fragata D। Fernando II e Glória। Foi um dia inteiro dedicado à viagem, para podermos imaginar como seriam as viagens dos navegadores portugueses.
Aqui fica um dos registos escritos da viagem: «Olá. Eu vou-vos contar como foi a nossa visita à fragata D. Fernando II e Glória. Nós saímos da escola às 9 e tal. Andámos um bom bocado até ao autocarro. Esperámos que o autocarro viesse. A paragem estava no Rato. Quando o autocarro veio, entrámos e mostrámos o nosso passe. Dentro do autocarro estávamos todos apertados. Depois, chegámos a um sítio onde tinham barcos e havia lá um parado. Quando ainda não era para ir para o barco fomos lanchar sentados no chão. Finalmente as portas abriram-se e nós fomos para o barco. A viagem foi muito confortável, até que chagámos a Cacilhas. Andámos pouco até que parámos e a professora perguntou-nos onde estava a fragata. Nem foi preciso procurar: era tão grande que já se estava a ver. Nós fomos até lá e a fragata estava fora de água, mas nós pensávamos que estava dentro de água. Depois o senhor explicou-nos as regras da fragata, depois subimos umas escadas e entrámos na fragata. O senhor deu-nos uma espécie de comandos para quando víssemos um número, carregássemos no número e ouvíamos a explicação। A fragata tinha 4 pisos. No último era onde estava a pólvora e a professora disse que se alguém levasse alguma coisa de fogo a fragata ia toda pelos ares. No 3º piso estavam alguns quartos e a farmácia. No 2º piso estavam as mesas para o pequeno-almoço dos marinheiros, alguns canhões, a prisão, a cozinha e a coisa para levantar a âncora. No 1º piso estavam os canhões. Na fragata não havia privacidade para os marinheiros mas sim para os comandantes.
Depois, saímos e fomos almoçar ao pé do mar e a professora disse para nós ouvirmos o som daquele sítio. No fim, fizemos a viagem de volta e chegámos à escola. Espero que tenham gostado da nossa visita de estudo. Adeus.» Este registo foi realizado pela Alexandra. Apesar de haver vários registos bem elaborados, este foi publicado por oferecer um maior número de detalhes sobre a visita. Esta semana, também publicámos mais um blogue. Desta vez publicámos o blogue “Pita” que pertence à Mariana. Ela ainda está a trabalhar nas informações e produções que quer colocar no seu blogue, mas já pode ser consultado em http://pita-pita-pituxa.blogspot.com/. A Catarina também já está muito entusiasmada com a construção do seu blogue e já tem várias produções para publicar. O e-mail que ela criou teve de ser abandonado…alguma coisa correu mal e ela agora não consegue ter acesso ao seu correio. Já criámos um novo endereço de e-mail. Esta semana a Inês Saraiva e a Bruna Almeida apresentaram um estudo muito bonito sobre o nascer do Sol. Já há vários estudos a aguardarem tempo para serem apresentados. Tivemos esta semana alguns meninos do segundo ano connosco e gostámos muito dos textos que eles escreveram, enquanto nós realizávamos a nossa composição sobre a visita de estudo. Parabéns à Joana, ao António e à Matilde! Lembrámo-nos dos textos que escrevíamos quando andávamos no 2º ano e percebemos que já escrevemos muito melhor.

6 comentários:

  1. ola,professora ja sou seguidora do nosso blog e do diogo.beijocas mariana

    ResponderEliminar
  2. olá prof ví um erro que diz Depois saimos e fomos almoçamos ao pé dos mais agora vou acabar de ler.cata.BEIJOCAS

    ResponderEliminar
  3. Olá professora eu já tenho o nome para o meu blog e tambem tenho muitas ideias.Esta seguonda-feira não foi á escola porque fiz um fim de semana perlongado.Eu estodai muito para a prova de afriçaõ de matemática.Bj Alexandra

    ResponderEliminar
  4. Olá a todos
    Estou de cama com muita febre e dores de cabeça. Mas quis vir aqui deixar-vos boa sorte para o teste de amanhã.
    No sábado fui cantar à Basílica dos Mártires com o coro da minha escola de música. Correu muito bem e a família foi quase toda ver-me e gostaram muito.

    Adorei o passeio à Fragata!

    Até breve
    Gonçalo

    ResponderEliminar
  5. olá colegas ví um erro no comentário que dizia
    seguonda-feira , já sou seguidora do partilhando e conversando e do anedotas e adivinhas e mandei um bilhete ao gerente da minha mãe eu disse-lhe que a minha mãe não pode sair tarde do trabalho e ele disse para eu ir lá e para lanchar-mos para eu ir para casa com a minha mãe e Alexandra como é que o teu blog se vai chamar?.cata.BEIJOCAS

    ResponderEliminar
  6. ola professora
    estou a adorar o
    nosso blogue
    beijo rita

    ResponderEliminar