domingo, 12 de outubro de 2008

4ª Semana - Escola Alemã de Lisboa e Francisca

Olá! A quarta semana de aulas foi marcada pelo projecto de correspondência com os alunos do 4º B da Escola Alemã de Lisboa (EAL). Começámos esta correspondência no ano passado (2007/2008). Desde o início deste projecto que os alunos das duas turmas mostraram vontade de se conhecerem. Este ano, foi combinado um encontro para o dia 10 de Outubro. Preparámos a recepção aos nossos amigos e o dia foi muito bonito, cheio de emoções e descobertas! Nas palavras dos alunos… «Era uma vez uma Escola Alemã de Lisboa que andava a fazer cartas para a Escola Bartolomeu de Gusmão, e a Escola Bartolomeu de Gusmão também andava a escrever cartas para a Escola Alemã de Lisboa. Era uma turma do 4º ano a escrever cartas a outra turma do 4º ano.» Gonçalo «Vou falar-vos da vinda da Escola Alemã. De manhã vim para a escola ansioso para ver o meu amigo. Cheguei à sala de aula e a professora explicou-nos o que se ia passar durante a visita da Escola Alemã. Passado um bocadinho fomos para o Jardim da Estrela buscar a Escola Alemã. Quando lá chegámos eles estavam a cantar para nós. Depois eu conheci o meu amigo que era o Vasco.» Tomás «Quando cheguei à escola estava tão excitado que não parava de pensar no meu amigo da Escola Alemã de Lisboa que se chamava Pedro. (…) Quando lá chegámos eles estavam a cantar. Depois, cada um entrou no coreto e mostrou o desenho do nome dos amigos, para eles saberem qual era o amigo deles. Depois lanchámos, conversámos e brincámos no coreto. Passado um bocado a minha turma e os nossos amigos, fomos para o parque do jardim da Estrela, aí é que brincámos a sério!» Afonso «Quando tocou para as aulas, às 9:00 da manhã, nós fomos buscar cadeiras à sala de música para cabermos todos na nossa sala.» Mariana «Eu gostei mais da parte em que nos encontrámos no coreto para conhecer os nossos amigos. Eu pensei que o meu amigo Tomás fosse um bocado mais alto do que eu. Eu adorava conhecer o meu amigo e conheci. Toda a gente da minha turma dizia que eu era parecido com o Tomás, mas eu dizia que não. Também gostei de conhecer os amigos dos meus colegas.» Miguel «Gostei da vinda dos nossos amigos cá à escola porque foi uma espécie de surpresa. Não imaginava que a turma fosse tão grande, nem que alguns alunos fossem tão altos e tão divertidos.» Joana Costa «Eu gostei muito da visita da minha amiga porque descobri que a amiga da Bruna Almeida é a melhor amiga da minha amiga. Ofereci-lhe um desenho e ela gostou muito.» Maria Inês «Eu gostei muito de irmos ao jardim da Estrela porque fui ter com a minha amiga Margarida. (…) Fomos depois lanchar juntas e a seguir fomos para o parque e nós (as duas) fomos para um cantinho dizer as alcunhas. Eu disse-lhe a minha, que é Dani, e ela disse a dela que é Gigi. Andámos de baloiço e de escorrega e depois fomos mostrar a escola.» Daniela «(…) nós apresentámo-nos. Eu disse: Olá, eu sou a Rita e tenho nove anos. Faço anos no dia 17 de Março. Nós utilizamos o datashow para quando escolhemos um texto trabalharmos nele.» Rita «Eu gostei de conhecer o Tom porque eu escrevia para ele sem saber quem ele era. Gostei de brincar com ele no jardim da Estrela! Eu e ele conversámos muito. Depois, cá na escola, conversámos outra vez. (…) Depois brincámos uns minutos ao que eles brincam na escola deles. Foi divertido.» João «O meu amigo era muito simpático e gostei muito de o conhecer.» Diogo «(…) a minha professora mostrou as nossas fotografias do 2º e do 3º ano e depois fomos para o recreio e ficámos lá um bocadinho a brincar.» Tiago «A amiga da Alexandra, a Vera, faz anos no mesmo dia e no mesmo mês que eu: 3 de Setembro.» Maria «Eu não gostei muito da vinda da Escola Alemã de Lisboa porque a minha amiga, a Adaya, não veio mas a Alexandra não veio e eu fiquei com a amiga da Alexandra, a Vera. A Adaya foi para Espanha, mas eu gostei de ficar com a Vera.» Bruna Serpa «Achei bonito eles virem à nossa escola e por isso quero que eles venham mais vezes. Eu gostei muito da minha amiga. Dei-lhe um colar e ela deu-me uma bolacha. Descobri que a Tess era mais alta do que eu.» Jéssica «(…) fomos mostrar-lhes a cantina e o nosso antigo recreio, onde agora está a escola 18. Depois, sentámo-nos todos ao pé da saída e despedimo-nos e os meninos da Escola Alemã foram para a escola deles.» Bruna Almeida «Este dia foi muito bom mas eu não gostei, eu adorei. Espero que eles também tenham gostado.» Inês Saraiva .Esta foi também a semana em que a Francisca terminou o seu estágio na nossa sala. No fim do dia, dissemos-lhe o quanto gostámos de a ter connosco, fizemos algumas perguntas e desejámos sorte para o seu curso. Ela partilhou connosco a sua visão da experiência que viveu e agradeceu por tudo o que lhe ensinámos. Disse que às vezes tem pequenas tarefas para realizar com alunos do primeiro ciclo e pediu-nos se gostaríamos de participar. Concordámos todos. Obrigada Francisca e até breve!

7 comentários:

  1. ola professora e o primeiro comentario que deixo!!!!!!!!!!!!
    Tomas

    ResponderEliminar
  2. Ola,professora ja temos computador portatil.Beijocas Mariana

    ResponderEliminar
  3. ola,professora adoro o nosso blog e agora posso ir as vezes que quiser porque ja tenho computador.beijocas marianan e ate segunda

    ResponderEliminar
  4. Olá, Tomás!
    Parabéns por teres conseguido aceder ao Blogue e por teres deixado um comentário!
    Obrigada.
    Beijinhos,
    Cláudia

    ResponderEliminar
  5. Olá, Mariana. Fico contente por poderes ir agora ao blogue sempre que quiseres. Que bom. Parabéns pela nova aquisição.
    Beijinhos, Cláudia

    ResponderEliminar
  6. Olá Professora e olá colegas

    Eu gostava que todaa gente da nossa sala se portasse um bocadinho melhor. Vamos tentar?

    hoje fui pela primeira vez ao blogue do Diogo e deixei lá uma adivinha.

    Beijos e abraços
    Gonçalo

    ResponderEliminar
  7. Amigos e professora

    o meu e-mail é goncalo.pitico@gmail.com

    espro notícias

    ResponderEliminar